Blog

O Bulldog

HISTÓRICO DA RAÇA




O Bulldog é uma raça de origem Inglesa e teve seus primeiros exemplares em 1630 os quais guardavam apenas traços dos exemplares atuais. Inicialmente esses cães eram utilizados em combates com touros, os chamados “bull-baiting”, e também foram utilizados em rinhas de cães. Por volta de 1835 a raça começou a ser trabalhada e evoluiu para a versão de cara mais curta e atarracada que conhecemos atualmente.

As primeiras participações em exposições ocorreram em 1860 e, nos anos seguintes, ocorreram grandes mudanças na personalidade. O Bulldog é um cão bonachão, considerado lindo ou feio dependendo dos olhos de quem vê, tem uma expressão muito forte e com cara de mau. Mas por trás disso tudo, quem tem ou já teve um Bulldog sabe que ele é um cão muito dócil e amoroso com a família e amigos.

Por isso, se você estiver procurando um cão de guarda...procure outra raça!! Agora se você deseja um companheiro estiloso e cheio de personalidade, o Bulldog corresponderá como nenhum outro.


PADRÃO


TEMPERAMENTO

Passa a impressão de determinação, força e atividade. É alerta, valente, leal, confiável, corajoso com aparência feroz, porém é muito afetuoso.


APARÊNCIA GERAL

- Corpo: largo, compacto, razoavelmente curto com estatura baixa, mas sem ser obeso. Membros robustos, bem musculosos com posterior alto e forte. O conjunto deve ser proporcional para que o cão não pareça deformado e nem interfira na sua movimentação.

- Cabeça/Face: Cabeça larga com face relativamente curta, focinho largo e mandíbula inferior ligeiramente projetada para frente e ligeiramente e inclinada para cima. A testa é plana, com pele ligeiramente solta e finamente enrugada sem excessos. A ruga sobre a narina, caso presente nunca deve ocultar os olhos ou a narina.

- Crânio: largo e quadrado.

- Stop: definido.

- Trufa: trufa e narinas grandes, amplas e pretas, jamais de cor fígado, vermelha ou marrom.

- Lábios: grossos, largos, pendentes e profundos. Dentes não visíveis.

- Maxilares: com 06 incisivos pequenos entre os caninos, em linha reta.

- Olhos: inseridos baixos no crânio, bem separados das orelhas. Redondos, de tamanho moderado, nem profundos e nem proeminentes. Quase pretos, sem mostrar o branco quando olhando para frente.

- Orelhas: pequenas e finas, bem separadas, mais altas e o mais distantes possível dos olhos. Orelhas em rosa é correto, quer dizer mostrando a

parte interna do ouvido.

- Pescoço: comprimento moderado, grosso, profundo e forte. Arqueado atrás, com alguma pele solta, grossa e enrugada na garganta, formando pequena barbela de cada lado.

- Tronco: atrás dos ombros (parte mais baixa), lombo (mais alto que os ombros), descendo bruscamente, até a cauda, formando um ligeiro arco. Ventre retraído e não pendente.

- Peito: Largo, proeminente e profundo entre as pernas dianteiras. Costelas bem arqueadas para trás.

- Cauda: redonda, lisa, sem franjas ou pelos ásperos. Mais curta do que longa, grossa na raiz, afinando rapidamente na ponta. Não tem curva para cima e não pode ser portada acima do dorso.

- Membros Anteriores: mais curtos que os membros posteriores.

- Ombros: largos e musculosos, parecendo serem unidos ao corpo.

- Cotovelos: colocados bem longe das costelas.

- Antebraços: bem separados, grossos, musculosos e retos.

- Patas: retas e viradas ligeiramente para fora, médias e moderadamente redondas. Dedos grossos, bem separados, com juntas proeminentes e altas.

- Membros Posteriores: pernas longas e musculosas do lombo aos jarretes.

- Joelhos: ligeiramente virados para fora.

- Jarretes: ligeiramente angulados, bem descidos.


MOVIMENTAÇÃO

              Passos curtos e rápidos parecendo andar na ponta dos dedos. As patas posteriores não se elevam muito, parecendo roçar o chão. Uma movimentação sem defeitos é de suma importância.


PELAGEM

De textura fina, curto, fechado e liso.


COR

Somente unicolor ou unicolor com máscara preta ou focinho preto. Tigrado, vermelho, fulvo, marrom claro, etc,  branco e malhado (branco com qualquer das cores precedentes).  


PESO

Machos: 25 kg.

Fêmeas: 23 kg.

INDESEJÁVEL

- Cães com dificuldades respiratórias;

- Ruga cobrindo as narinas ou ocultando os olhos;

- Dentes visíveis com a boca fechada;

- Ausência de cauda, caudas invertidas ou extremamente apertadas;

- Cores fígado, preto e preto com castanho são altamente indesejáveis.


FALTAS

Qualquer desvio deste padrão deve ser penalizado conforme sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem estar do cão.


 FALTAS DESQUALIFICANTES

Agressividade ou timidez excessiva.


ANATOMIA




LEGENDA:

1 – Trufa

13 – Perna

25 – Braço

2 – Focinho

14 – Jarrete

26 – Ponta do esterno

3 – Stop

15 – Metatarso

27 – Ponta do ombro

4 – Crânio

16 – Patas

5 – Occipital

17 – Joelho

6 – Cernelha

18 – Linha inferior

7 – Dorso

19 – Cotovelo a – profundidade do peito

8 – Lombo

20 – Linha do solo

Entre em contato

Mensagem enviada com sucesso!

A mensagem não pôde ser enviada, tente novamente.